Vida e Cultura Guarani
  • Programa Petrobras Socioambiental
    Programa Petrobras Socioambiental

    O Programa atua em temas socioambientais relevantes para a Petrobras e para o país, articulando iniciativas que contribuem para criar soluções e oferecer alternativas com potencial transformador e em sinergia com políticas públicas.

    Considerando o mesmo horizonte de tempo do Plano de Negócios e de Gestão da Companhia, o Programa Petrobras Socioambiental trabalha esses temas de maneira dinâmica e sistêmica, com investimentos em práticas voltadas para um ambiente ecologicamente equilibrado e socialmente equitativo, gerando resultados para a sociedade e para a Petrobras.

    Alinhado com normas e políticas internas, o Programa Petrobras Socioambiental reflete uma tendência mundial na área e foi criado com base em diretrizes e princípios globais de Responsabilidade Social e que apresentam a transversalidade em relação ao desenvolvimento humano e sustentável, tais como o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e a norma ISO 26000.

    O Programa Petrobras Socioambiental foi lançado em novembro de 2013, a partir da experiência de programas anteriores. A iniciativa reúne os Programas Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e Petrobras Ambiental, além de incorporar e ampliar os programas Petrobras Esporte & Cidadania e Integração Petrobras Comunidade.

    Esses programas contribuíram ao longo dos anos para o fortalecimento da sociedade civil e da democracia, com a inclusão social de grupos historicamente discriminados, valorização de agendas sustentáveis de desenvolvimento e implementação de tecnologias sociais. Além disso, houve a produção de conhecimento técnico e científico e a ampliação de interface com políticas públicas e pautas da sociedade civil.

    De 2007 a 2013, os Programas Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e Petrobras Ambiental investiram conjuntamente R$ 2,4 bilhões em projetos sociais e ambientais das 27 unidades da federação e nos seis biomas brasileiros, com importantes resultados:

    Participantes
    - Diretos: 5.731.673
    - Indiretos: 20.060.856
    - Alcance: 14.645.430
    - Total: 40.437.959 (21,2% da população brasileira)
    - Projetos em todas as 27 unidades da federação e nos 6 biomas

    Principais resultados
    - Geração de 20.760 postos de trabalho
    - 667.717 hectares de áreas conservadas ou recuperadas (equivalente a cinco vezes o território da cidade do Rio de Janeiro)
    - 422 nascentes protegidas
    - 2.450 espécies da fauna e floras trabalhadas (quatro espécies da fauna com reversão do status de ameaça)
    - Potencial benefício líquido de 620 mil toneladas de CO2 equivalente em termos de fixação de carbono e emissões evitadas
    - Alfabetização de 146.438 jovens e adultos brasileiros
    - Produção de 438 artigos técnico-científicos, 45 livros, 133 teses e 10.689 palestras ministradas

    As diretrizes do Programa são:

    - Ampliação das interfaces entre políticas públicas, pautas sociais e ambientais e interesses do negócio;
    - Fortalecimento da perspectiva ambiental como um direito humano;
    - Equidade nas questões de gênero, raça, pessoas com deficiência, povos e comunidades tradicionais e povos indígenas;
    - Apoio ao fortalecimento da sociedade civil para a participação democrática na construção de direitos e no controle social;
    - Estímulo à formação de redes de aprendizagem, promovendo a troca de conhecimento e incentivando a disseminação de tecnologias sociais.

    A linha de atuação em que o Projeto Ar, Água e Terra está inserido é “Florestas e Clima”, que apoia iniciativas de conservação, recuperação e uso sustentável de formações vegetais dos biomas, valorizando os conhecimentos tradicionais associados. Incluem-se, ainda, ações de recuperação e/ou manutenção em fragmentos florestais de áreas urbanas. Fazem parte desta linha projetos relacionados a: Manutenção e Ampliação da Cobertura Vegetal dos Biomas Brasileiros; Fixação de Carbono; e Valorização de Conhecimentos de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.

    Visite o Programa Petrobras Socioambiental